Advanced Heading
Nomadismo. Sustentabilidade. Bem-Estar

No Footprint Nomads Summit

22 Junho 2019

14.00 - 19.30

ICBAS - Porto

O que é o novo nomadismo? O que significa ser nómada hoje em dia?
 
Há 10 mil anos atrás eramos nómadas, convertemo-nos ao sedentarismo durante milénios e agora voltamos a descobrir o novo nomadismo. Hoje, há cada vez menos fronteiras e mais pessoas como nós a chamar de casa ao mundo e não apenas a um único país.
 
Vamos falar deste novo (velho) estilo de vida na era digital e toda a preocupação com a sustentabilidade e bem-estar, críticos para qualquer estilo de vida. 

Comunidade. Planeta. Pessoas.

Palestras

Sociedade 3.0                          João Mendes (No Footprint Nomads)


Viajar para crescer                      Fernando Vaz (Gap Year Portugal)


E-Trabalho                             Gonçalo e Eduardo (The Pathfinders)

Estilo de vida                                     Ana Milhazes (Ana Go Slowly)

Em viagem                João Mendes/Sara Silva (No Footprint Nomads)

Com crianças           Marta Mendonça/Marta Machado (Marta pelo Mundo/Mãe Natureza)

Alimentação Consciente                Sara Silva (No Footprint Nomads)

Meditação                                       João Sá (Centro Budista do Porto)

Biohacking                                                  Ravi Resck (Fab Lab Porto)

Workshops

NOTA: Estamos quase sem vagas em alguns workshops, inscreve-te aqui

Programa

14.00 – 16.00 – Introdução / Palestras – (Nomadismo/Zero Waste/Bem Estar)

16.00 – 16.30 – Discussão e Perguntas

17.00 – 18.30 – Workshops e Atividades

19.00 – 19.30 – Discussão e Testemunhos

(mais informação abaixo)

Inspirar a nossa sociedade a viver num mundo sem fronteiras e a ver o multiculturalismo como a verdadeira universidade da experiência humana.

Educar a sociedade acerca da importância das nossas ações no impacto para o planeta, e de como se reduzir a pegada ecológica (especial em viagem).

Partilhar boas práticas de uma vida em viagem plena de saúde, apesar dos desafios de uma vida nómada.

Palestrantes

Ana Milhazes

Ana Milhazes, 34 anos, Professora de Yoga, autora do blogue Ana, Go Slowly, fundadora do grupo Lixo Zero Portugal e embaixadora do movimento Zero Waste Portugal, vive com a missão diária de fazer o mínimo de lixo possível, de partilhar os desafios que enfrenta e de inspirar a mudança.

Marta pelo Mundo & Mãe Natureza

Marta Mendonça alia a Consultadoria de Marketing e a Formação ao Coaching Executivo com empresas e profissionais. Partilha uma vida menos embalada e plastificada, com menos desperdício e bem menos consumista, auto-intitulando-se de ativista por conta própria desta forma de estar e de respeitar o nosso Habitat.

Marta Machado, licenciada em Engenharia Biológica – Ramo de Controlo de Poluição e Mestre em Gestão Ambiental. Com uma vida familiar intensa, 2 filhos, um deles bebé, o tempo é escasso. Mas decidiu partilhar, com todos os interessados como resolve uma série de questões nos seus dias, para os tornar mais simples, saudáveis, sustentáveis e ecológicos e desta forma ter mais tempo para o que mais gosta: ser feliz.

Fernando Vaz

Com 25 anos e licenciado em Gestão pela NOVA SBE, foi durante o seu intercâmbio na Nova Zelândia que desenvolveu o bichinho das viagens. Terminado o curso, arrancou para o seu onde, juntamente com dois amigos, tinha como objetivo chegar ao Alasca pelo caminho mais longo. Passaram por mais de 30 países de todos os continentes do mundo recorrendo essencialmente às boleias e à bondade e vontade de ajudar das pessoas que conheciam. Terminou recentemente o curso de piloto de aviação e continua a viajar, já tendo percorrido mais de 60 países.

Gonçalo e Eduardo

Já durante o percurso académico nas Belas-artes onde se conheceram, questões, ideias e sonhos sobre um projecto de vida mais livre foram partilhados. Três anos mais tarde, entre projetos e empresas onde se amadureceram conhecimentos e capacidades, as ideias passaram do papel à realidade. Aí nasce a Pathfinders — Creative Nomads, acima de tudo uma ideia de vida que visa respeitar a nós enquanto indivíduos, os nossos objetivos e crescimento pessoal enquanto trabalhamos – algo que amamos e acreditamos ser importante

João Sá

Nascido em 1970, desde cedo procurou integrar meditação e práticas artísticas. Ao entrar em contacto mais profundo com o budismo, apaixona-o o diálogo e a complementaridade entre os Budismos Zen e Tibetano.  A partir de 2008, cria as suas próprias formas de meditação através da arte: Mandala Comestível e, com a Susana Correia, TerrAbraço e SilenciArte.

Cofundador da Sangha Zen Camélia Branca inspirada na tradição do zen vietnamita de Thich Nhat Hahn. A pedido dos seus professores mais próximos, orienta regularmente práticas de meditação e Plena Consciência desde 2010.

Ravi Resck

Brasileiro, 26 anos. Se envolveu desde pequeno com as áreas que definiram a sua vida: a permacultura, a música e a ciência da computação. Após viajar o mundo durante 6 anos, se envolveu cada vez mais com facilitação de projetos colaborativos e dinâmicas de grupo. Hoje atua como gestor de projetos da FabLab Porto, SysAdmin da plataforma internacional de Dragon Dreaming e é compositor.

Sara Silva

Co-fundadora do projeto No Footprint Nomads, a Sara considera-se uma exploradora de mundos. Formada em Farmácia mas com interesse em áreas multidisciplinares, desde Nutrição e Cozinha Vegan, Lixo Zero, Permacultura e Fitoterapia. Vive na estrada há quase 10 anos e trabalha como professora de Inglês em escolas online, onde inspira, sempre que pode, os seus alunos a viajar. 

João Mendes

Co-fundador dos No Footprint Nomads, em conjunto com a Sara, já viveu em vários países e considera-se um nómada a tempo inteiro. Decidido a empreender com impacto e em favor da sustentabilidade, co-fundou uma start-up no Brasil (Greens Market) e criou este projeto para promover os valores em que mais acredita: uma sociedade aberta e justa, a preocupação com o ambiente e uma vida longa e saudável.

Sofia Macedo

Sofia Macedo, de 33 anos, é de Coimbra e formada em Comunicação Social e com Mestrado em Relações Interculturais. Há uma década a trabalhar em marketing digital, hoje em dia trabalha sobretudo com conteúdos, SEO e redes sociais. Depois de trabalhar em Madrid e Berlim, começou a trabalhar como freelancer e desde aí já passou por vários países, como Japão, Vietname, Colômbia, entre outros.

Matilde e Miguel (Travel B4 Settle)

O Miguel e a Matilde realmente acreditam que há tempo para tudo e, por isso, escolheram viajar antes de assentar. (E daí nasceu o nome – Travel Before Settle – Travelb4Settle). Desde o início, sabíam que há mais na vida do que a semana de trabalho regular de 40 horas com uma pausa de duas semanas por ano. Definem-se como grandes sonhadores, e sempre quiseram viajar pelo mundo, por isso essas duas semanas eram muito curtas para um planeta tão grande. Precisavam de fazer algo sobre isso. Mas o quê? Sempre quiseram gerir o seu próprio negócio e construir as suas  liberdades e perceberam o quão grande é o mundo on-line. Então, por que não combinar os dois, pensaram. Trabalhar nos seus portáteis onde quiserem e quando quiserem. Isso soou exatamente o que queriam. Então foi isso mesmo que fizeram! Compraram um bilhete de ida para a Índia e, em Novembro de 2017, partiram e nunca mais olharam para trás. E agora? Agora é deixar a aventura começar e dar liberdade para o amanhã os surpreender.

Fill out my online form

Não queremos limitar o acesso a ninguém por isso só aceitamos contribuições voluntárias para suportar o projeto.

Entrada livre com registo obrigatório

Para quem quiser contribuir, pode fazê-lo através de:

Workshops

Fátima Ramos

Fátima Ramos vive em Braga, licenciada no 1º Ciclo do Ensino Básico, em funções docentes até 2014. Por opção, abraçou a mudança e abandonou o ensino, dando lugar às terapias alternativas, com  formação em Reiki e Yoga Tibetano, é professora certificada de Lu Jong pela organização internacional Nangten Menlang.

No seu novo percurso está presente o voluntariado em diversas instituições de âmbito social, na área de residência. Dedica o seu tempo à família, às aulas regulares de yoga e terapia reiki, no Espaço Yoguini, no Largo da Senhora a Branca, em Braga, com o desejo sincero de se  tornar melhor pessoa e contribuir para o bem-estar e felicidade de todos!

Raquel Cardoso

Raquel Cardoso, exerceu como Farmacêutica Hospitalar na área da Oncologia, e é pós-graduada em Análises Clínicas. Durante o seu percurso sentiu necessidade de aprofundar os seus conhecimentos na prevenção, terapêutica individualizada, alimentação e rotinas saudáveis, razão pela qual investiu na formação de Terapeuta Massagista de Ayurveda, medicina milenar Indiana, que exerce na área do Porto e Gaia. De forma a complementar os seus estudos holísticos, investiu também na formação, do método vivencial na área da psicoterapia, as Constelações Sistémicas e Familiares, é professora e mestre de Reiki Angélico, e operadora de Mesa Radiónica Quântica. Acredita que cada pessoa tem a sua natureza particular, física, mental e espiritual, e que a adaptação do tratamento à pessoa é que vai ditar o seu sucesso! Que as vivências e viagens são importantes para realização pessoal, e que a felicidade de fazer aquilo que se gosta são o melhor remédio para viver com Saúde!

 

Carla Araújo

Carla Araújo, formada em Microbiologia pela Universidade do Sul de Gales, Reino Unido. Fundadora do projeto Write Your Label que tem como missão atual divulgar os alimentos probióticos confecionados de forma caseira, e fornecidos de forma ecológica. Começou a confecionar probióticos em 2013, para consumo próprio. Recentemente decidiu estender e divulgar o seu conhecimento através do seu projeto.

 

Alexandra Arnóbio

Alexandra Arnóbio considera-se uma apaixonada pela história das coisas e, depois de dar de caras com o upcycling, conceito que procura transformar o “lixo” de uns no “luxo” de outros, fundou vários projetos, entre eles uma loja de objetos em segunda mão (Flapper), e o mais recente projeto Era Uma Vez Upcycling Projects. Este último tem como objetivo criar produtos novos, tendo como matéria prima produtos em fim de vida útil. Com uma rubrica no Porto Canal e presença em vários programas televisivos, procura educar o olhar para a criatividade e responsabilizar a população para a necessidade de reduzirmos resíduos e transformá-los. 

Abriu recentemente uma loja/oficina chamada Once Upon a Time, projecto de intervenção social em parceria com uma IPSS, onde demonstra ao grande público que é possível passarmos de uma economia linear para uma economia circular.

Ana Caridade

Ana Caridade é professora com mais de 20 anos de experiência e com especializações em artes, ambiente e educação especial. Dinamiza projetos fundindo contos, expressões artísticas, desenvolvimento de competências pessoais e sociais, consciência e gestão emocional. Tem uma vasta experiência com crianças e jovens na área do voluntariado e atendimento de jovens especialmente em risco, e trabalha diretamente com indivíduos com necessidades especiais.

Uma mulher multifacetada e de interesses variados, é também psicoterapeuta e animadora de yoga do riso, procurando aprender mais sobre áreas humanistas desde meditação mindfulness, gestão das emoções, Haha Yoga, dança e teatro. 

Criadora do MOSAICO – Plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos, estreou-se também na escritora de vários livros: Iara na Floresta dos Contrários (co-criadora); Nho Maio – Conto tradicional de Cabo Verde; ECDISE – Caderno de Processo; A Melodia de Mara; Thiana para além do arco-íris; À Luz do (cor)ação; Ensinamento de Santiago.

 

Patrícia Esteves

Patrícia Esteves é mestre em gestão e é doutoranda em geografia humana. É a autora do UniPlanet e coautora da revista online Raízes Mag. É vegetariana desde 2002.

Em 2009, criou o UniPlanet de forma a inspirar as pessoas a levaram vidas mais sustentáveis e com maior respeito pelos animais e pela própria Terra.

Em Outubro do ano passado, criou uma horta comunitária biológica nos arredores de Coimbra que já conta com 15 membros. Em Abril deste ano, o UniPlanet fez uma parceria com o Oryza Guest House e criou uma nova horta coletiva em Bencanta, Coimbra.

 

Zero Plástico (Catarina)

O desafio da Zero Plástico é mostrar que a mudança é possível e que podemos adquirir produtos isentos de plástico para as tarefas do dia a dia. Sempre com esse mote em mente, criamos uma loja online e uma loja física com sede no Porto.

Claro que este desafio não nasceu de um dia para o outro. Foi o nosso caminho de contacto com a natureza e com os ciclos das culturas que nos alertaram para os excessos diários e o caráter descartável dos produtos. E, finalmente, foi o nascimento dos filhos que nos fez carregar a fundo no travão e olhar com mais atenção para aquilo que os nossos avós faziam: cuidar e reutilizar os objetos que já possuíam. E nesta caminhada surge a Oficina de Transformação de T-shirts em Fantásticos e Versáteis Sacos.

Sophie Siersack

A Sophie Siersack é belga, escritora, colunista e autora do blog Scrambled Eggs. Tentou desde sempre traduzir os seus valores para a vida prática, mesmo que isso requeresse uma mudança drástica de vida. Por isso, há três anos atrás, mudou-se para Portugal com o seu marido, à procura de uma vida mais saudável e consciente, e de forma a criar espaço e tempo para responder às grandes questões da vida.
O casal transformou uma quinta abandonada num espaço de retiros, de estilo moderno e totalmente independente dos sistemas sociais de suporte. Este “voltar às origens” foca-se não só em conforto e abrigo mas também em alimentação saudável e sem desperdício, o que levou a que a Sophie passasse a cozinhar para eventos. Prepara também a sua própria comida quando viaja porque acredita que a comida não só tem o poder de ligar o corpo a uma mente mais clara, mas também conecta pessoas.

Joana Campos

Joana Campos é cidadã do mundo, dá aulas no ensino superior, é empreendedora e jovem agricultora (não gosta de títulos nem especificações). Vários estudos demonstram que as doenças do mundo civilizado, como a diabetes, estão associadas ao estilo de vida e à alimentação. Após várias leituras científicas e estando a pensar engravidar, decidiu apenas incluir produtos biológicos na sua alimentação. Com esta consciência veio a pergunta: E porque é que ainda não produz o que come? Meteu mãos à obra e criou uma empresa agrícola em Guimarães. Após muito estudar sobre o assunto, e com a consciência ambiental mais apurada, decidiu enveredar não só pelo caminho da saúde mas também da agroecologia. O passo a tentar reduzir o desperdício foi fácil e novas ideias surgem todos os dias. A Bio Para Ti esteve na criação da Regenerar – Rede Portuguesa de Agroecologia Solidária.

Parceiros

Para questões acerca do evento, por favor, preencha o formulário abaixo.

Nomadismo

Sociedade 3.0                          Joao Mendes (No Footprint Nomads)
Viajar para crescer                      Fernando Vaz – (Gap Year Portugal)
E-Trabalho                             Gonçalo e Eduardo – (The Pathfinders)

Sustentabilidade

Estilo de vida                                      Ana Milhazes – (Ana Go Slowly)
Em Viagem                Joao Mendes/Sara Silva (No Footprint Nomads)
Com crianças           Marta/Marta (Marta pelo Mundo/Mae Natureza)

Bem-Estar

Alimentação Consciente                Sara Silva (No Footprint Nomads)
Meditação                                       João Sá (Centro Budista do Porto)
Biohacking                                                  Ravi Resck (Fab Lab Porto)